DESIGN que se renova PERMANECE

Essa é a nossa coluna de estreia, onde falaremos sobre o assunto que eu mais gosto: o design.Presente em tudo o que nos cerca, ele faz parte da nossa rotina, mesmo sem a gente perceber. Desde o talher, até o automóvel, tudo tem design, e não apenas em objetos, mas hoje se fala muito também em design de experiência e design de serviço, o que significa que nunca nos faltará assunto por aqui =)

Pra começar, eu trouxe histórias de duas peças super icônicas, que provavelmente você já deve ter visto por aí, mas após conhecer um pouco mais dos seus detalhes, passará a admira-las com outros olhos. Vamos lá?

A luminária Arco você com certeza já conhece, mas o que você não sabia, é que ela foi criada em 1962 (!!!) pelos super irmãos Castiglioni, na Itália, e desde lá, segue sendo um ícone que atravessa todos os modismos, sempre atual, sendo inclusive parte do acervo do MoMA de Nova York. Isso é muito chique.

Desenvolvida especialmente para salas de jantar que não possuíam ponto de luz central no teto, sua base pesada feita de mármore de Carrara italiano tem um furo que permite o usuário trocá-la de lugar facilmente, apenas atravessando um cabo de vassoura no orifício. Simples e incrível.

No ano passado, tive a honra de acompanhar, em Milão, o lançamento da versão comemorativa de aniversário de 60 anos dessa luminária, desta vez com base em “cristal”. Foram feitas apenas 2022 peças para colecionadores capazes de pagar o valorzinho sugerido, e estão disponíveis apenas enquanto durar o estoque. Alguém aí se habilita?

A outra peça que vale a pena ser citada nessa coluna de estreia, é a poltrona Up, que alguns também chamam de Donna Chair. Criada em 1969, por Gaetano Pesce, tem como inspiração as curvas do corpo da mulher, e o pufe, ligado à base por um cordão, é a reprodução daquelas bolas de ferro que eram usavas no tornozelo de prisioneiros, numa analogia como se a mulher estivesse presa à necessidade de se manter sempre jovem e bela para ser aceita na sociedade. É uma crítica social e tanto, né?  Isso é o bacana do bom design, ele tem função de arte.

Quando essa poltrona completou 50 anos, foi lançada sua versão comemorativa, com tecido listrado verde escuro com bege. No ano 2019, uma versão gigantesca dela foi exibida na praça central de Milão, na Itália, em homenagem à sua grande importância para a cultura do design italiano e mundial.

Já neste ano de 2023, durante o salão do móvel de Milão, eu pude acompanhar de perto a exibição da edição especial com tecido dourado, e a fixação do pufe bola feita com uma corrente ao invés do tradicional cordão. A peça foi feita em comemoração ao Prêmio Compasso d’Oro, o Oscar do design, tornando essa poltrona um verdadeiro objeto de desejo, que se mantém firme e forte, década após década, confirmando que o que é bom permanece pra sempre.

×