Todos os anos, no mês de Abril, a cidade de Milão, na Itália, vira o palco mundial do design. O grande foco sempre foram os móveis e objetos, mas cada vez mais, a fusão entre moda e casa vem ganhando força na semana de design mais importante do planeta. As ruas sempre lotadas de experts dos mais diferentes países comprova o quanto Milão ainda é o grande berço ditador de tendências do setor. E este ano não foi diferente.
O que mais me chamou a atenção foram os lançamentos de móveis e objetos para casa, chancelados por poderosas grife do ramo da moda. Saint Laurent fez parceria com a tradicional marca de porcelanas Ginori 1735 para lançar uma coleção de pratos dignos de um palácio. A Gucci lançou sofás, móveis e luminárias seguindo o DNA atual da marca. Stella McCartney mostrou uma versão do icônico sofá Camaleonda, da grife B&B Itália, com materiais ecologicamente corretos, como já é tradicional de seu posicionamento na moda. A Fendi renovou totalmente o seu catálogo e veio com arsenal de peças para casa super contemporâneas, clean e usáveis.
Além das marcas de moda e das tradicionais marcas de móveis, até a BMW aproveitou a oportunidade, em que a cidade estava abarrotada de formadores de opinião dos quatro cantos do planeta, e trouxe sua visão de futuro com carros repletos de design e muita tecnologia. Isso reforça o quanto o design é cada vez mais importante, nesse mundo tão saturado de opções insossas e pasteurizadas. Para se destacarem neste cenário, as marcas precisam rebolar para trazerem soluções interessantes, inusitadas e impactantes antes que a concorrência o faça. E à nós consumidores, cabe escolhermos aquilo que mais nos toca o coração, que sem sobra de dúvida, sempre será o bom design.